Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de março de 2011

1º ano EM - Física -1º Bimestre

TEMA 2: QUANTIDADE DE MOVIMENTO LINEAR: VARIAÇÃO E CONSERVAÇÃO

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4 - ALTERANDO OS MOVIMENTOS

Filmes:



  • Armageddon (Armageddon)

Direção: Michael Bay. EUA, 1998. 150 min. 14 anos.
Uma chuva de pequenos meteoros atinge a Terra e a Nasa descobre que um asteróide vai colidir com nosso planeta. Na tentativa de evitar o desastre, o governo americano contrata uma equipe de perfuradores de petróleo para alterar a trajetória do asteróide.



  • Impacto Profundo (Deep impact)

Direção: Mimi Leder. EUA, 1998. 121 min. 12 anos.
Um astrônomo-mirim acidentalmente descobre um cometa com 11 mil metros de diâmetro. Esse cometa passa a ser monitorado e constata-se que está prestes a se chocar com a Terra. Uma equipe formada por americanos e russos planeja colocar detonadores nucleares para fragmentar o cometa e salvar nosso planeta. O plano funciona em parte, mas fragmentos do astro atingem a Terra, causando grande destruição.




Sites:




  • ENCCEJA. Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Ensino Médio. Livro do Estudante:

encceja.inep.gov.br/index.php?option=com_docman&task=cat_view&gid=18&Itemid=62
Clique no item "Ciências Naturais"para acessar o conteúdo. Material elaborado para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) que explora a Física do cotidiano e busca colocar em foco nos textos didáticos os elementos da vida, aprofundando os conhecimentos científicos.



  • GREF (Grupo de Reelaboração do Ensino de Física):

http://fep.if.usp.br/~profis/gref_leituras.html
cenp.edunet.sp.gov.br/fisica/gref/
Textos sobre Física elaborados em uma linguagem de fácil compreensão, com muitas ilustrações e experimentos de baixo custo. Exploram conceitualmente a Física, discutindo situações de seu cotidiano. É um material bastante interessante para complementar seu aprendizado.



  • LUDOTECA:

www.ludoteca.if.usp.br/index
Apresenta diversos materiais experimentais, aplicativos de Física para computador e simuladores, além de textos sobrea Física.




  • NuPIC:

http://nupic.incubadora.fapesp.br/portal
Site do Núcleo de Pesquisa em Inovação Curricular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Contém sequências de ensino, propostas de atividades e objetos virtuais. Na página principal o item PCSP contém material específico para algumas Situações de Aprendizagem dos Cadernos desta coleção.




  • PROFIS:

http://fep.if.usp.br/~profis/sites_fte.html
Apresenta diversos materiais de ensino da Física e todo material desenvolvido pelo GREF.




  • PRÓ-UNIVERSITÁRIO

http://naeg.prg.usp.br/puni/disciplinas/fisica/homedefisica/index.htm
Programa de apoio aos estudantes do Ensino Médio, ministrado por estudantes de licenciatura da USP. Contém material produzido para ser utilizado com estudantes do Ensino Médio, em sua maioria textos e questões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário