Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de março de 2011

1º ano EM - História - 1º Bimestre

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 - PROBLEMATIZANDO A PRÉ-HISTÓRIA



Livro:



  • A Pré-história: Uma Abordagem Ecológica

ANTONIO ROBERTO GUGLIELMO
São Paulo: Brasiliense, 1991.
Livro introdutório que trata de questões referenciais para a compreensão da Pré-história, como a origem da vida e a evolução humana, sintetizando debates a esse respeito.




Sites:



  • Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham):

www.fumdham.org.br
A Fundação Museu do Homem Americano é uma das principais organizações brasileiras dedicadas ao estudo interdisciplinar da Pré-história no Brasil. Com sede no Estado do Piauí, em São Raimundo Nonato, a Fundação oferece diferentes formas de acesso aos resultados de suas pesquisas.




  • Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE-USP):

www.mae.usp.br
O Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo, antigo Instituto de Pré-história, oferece diferentes formas de acesso aos resultados de suas pesquisas acerca desse período nos diversos continentes. Um aspecto importante a ser observado em relação ao Museu está na sua preocupação em produzir material didático e criar espaços de visitação para os públicos escolares, o que possibilita uma dimensão comparativa da Pré-história em distintos contextos.




  • Instituto  do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan):

portal.iphan.gov.br
Trata-se de um órgão do Ministério da Cultura que realiza trabalhos de fiscalização, proteção, identificação, restauração, preservação e revitalização dos monumentos, sítios arqueológicos e bens móveis do país. Ligado a uma definição ampla de patrimônio (que contempla formas de expressão, modos de criar, fazer e viver, artes, tecnologias, obras, objetos, sítios arqueológicos etc.), o Iphan dispõe em seus bancos de dados de um cadastro de sítios com várias informações a respeito deles, que pode ser consultado pela internet.





SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 - AS FONTES DO CONHECIMENTO SOBRE A PRÉ-HISTÓRIA



Livro:




  • Arqueologia

PEDRO PAULO FUNARI
São Paulo: Contexto, 2003
É um livro introdutório ao assunto em que o autor apresenta ao leitor o campo de trabalho do arqueólogo no Brasil e no mundo. Mostra os métodos de escavações e o trato com os vestígios encontrados, que, mais do que classificados, devem ser interpretados pelos pesquisadores.





SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3 - PRÉ-HISTÓRIA SUL-AMERICANA, BRASILEIRA E REGIONAL



Livro:



  • Pré-história do Brasil:  As Origens do Homem Brasileiro; O Brasil Antes de Cabral; Descobertas Arqueológicas Recentes

PEDRO PAULO FUNARI; FRANCISCO SILVA NOELLI
São Paulo: Contexto, 2002 (Repensando a História)
Livro introdutório que trata das origens do homem brasileiro, do Brasil, antes de Cabral, e de descobertas arqueológicas recentes.





SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4 - O ORIENTE PRÓXIMO E O SURGIMENTO DAS PRIMEIRAS CIDADES



Livros:




  • O Egito Antigo*

CIRO FLAMARION S. CARDOSO
São Paulo: Brasiliense, 1982 (Tudo é História)




  • As Primeiras Civilizações

JAIME PINSKY
24 ed. São Paulo: Contexto, 2008
Livro introdutório e de leitura fácil que aborda de maneira instigante temas relevantes para a compreensão do conteúdo tratado, como a passagem do Paleolítico para o Neolítico e o desenvolvimento dos primeiros núcleos urbanos.




Site:




  • O Egito Antigo e o Oriente Próximo na Segunda Metade do Segundo Milênio a.C. Hélade:*







*O livro e o artigo do professor Ciro Flamarion Cardoso contemplam, em seu conteúdo, temáticas relacionadas ao surgimento das primeiras cidades na região do antigo Oriente Próximo.





SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 5 - EGITO E MESOPOTÂMIA



Livros:


  • Fatos e Mitos do Antigo Egito
MARGARET M. BAKOS
Porto Alegre: Edipucrs, 1994
É um livro interessante e introdutório que trata dos modos de vida no antigo Egito, seus hábitos e valores, ressaltando, sobretudo, o cotidiano, a vivência nas cidades, as relações dos homens com a natureza, o papel feminino naquela sociedade etc.



  • Imagens do Egito Antigo: Um Estudo de Representações Históricas
R. S. FUNARI
São Paulo: Annablume, 2006
Esse livro é um estudo das representações e reconstruções do Egito Antigo em contextos contemporâneos, sobretudo no Brasil, sob o ponto de vista das crianças brasileiras do Ensino Fundamental.




  • O Egito dos Faraós e Sacerdotes
R. S. FUNARI
São Paulo: Atual, 2003
Esse livro trata da vida política, econômica e religiosa dos egípcios antigos, e aborda temas ligados ao poder dos faraós, mas também à vida e à cultura cotidiana de camponeses, coletores de impostos etc.



  • A Mesopotâmia
MARCELO REDE
São Paulo: Saraiva, 1997
Dirigido a um público jovem e não especializado no tema, esse livro trata, pelo viés de análises histórico-arqueológicas, de aspectos políticos, sociais e econômicos da antiga Mesopotâmia.





SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 6 - HEBREUS, FENÍCIOS E PERSAS



Site:


  • Bíblia online:
Por este site, é possível acessar versões digitalizadas da Bíblia e, até mesmo, proceder a buscas por palavras-chave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário