Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de março de 2011

1º ano EM - Português - 1º Bimestre

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 - COMUNICAÇÃO: PALAVRAS NO MURAL


Filme:



  • A Casa do Lago

Direção: Alejandro Agresti. 2006. 99 min. Livre.
O poder da palavra é bem visível neste filme. Nele encontramos a história de amor entre Kate e Alex, que se conhecem apenas por correspondência.




Livros:


Visite a biblioteca ou sala de leitura de sua escola e veja, em primeira mão, como a palavra tem motivado muitas pessoas  escrever os mais variados livros. Entre eles, você facilmente encontrará algum de Carlos Drummond de Andrade, autor cuja obra é muito popular no Brasil.




Site:



Este site apresenta uma variedade de textos literários e biografias de seus autores.




Jornal:


  • Folha de S. Paulo
  • O Estado de S. Paulo
Esta é uma boa maneira de manter-se informado dos principais acontecimentos a seu redor, por meio de diversos textos, muitos deles informativos e expositivos.  







SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 - LUSOFONIA - SIM, NÓS FALAMOS PORTUGUÊS!


Filmes:



  • Terra Estrangeira
Direção: Walter Salles e Daniela Thomas. 1995. 100 min. Livre
O que acontece quando um jovem brasileiro aceita levar um objeto contrabandeado para Portugal? Esse é o ponto de partida do filme Terra Estrangeira. Depois de chegar a Portugal, Paco ainda se envolve em mais confusões.



  • A Marvada Carne
Direção: André Klotzel. 1985. 100 min.
A variante diatópica caipira é apresentada com muito bom humor na irreverente história do filme A Marvada Carne. As aventuras de Carula para conseguir casar-se são tão engraçadas como as de Quim, seu futuro marido, para conseguir comer um bom churrasco.




+ Dicas!



Em 1998, o português José Saramago ganhou o Prêmio Nobel de Literatura, um dos mais importantes prêmios que um escritor pode receber. O moçambicano Mia Couto é também um autor respeitado em todo o mundo. Procure na internet, bem como na sala de leitura ou na biblioteca de sua escola, livros desses importantes escritores que representam variedades da língua portuguesa diferentes da brasileira.






    
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 5 - A PALAVRA ME FAZ EU...               


Livros:



  • A coleção de livros PARA GOSTAR DE LER, da editora Ática, é um convite a que nos desenvolvamos como leitores. O volume dedicado à poesia traz textos dos poetas brasileiros Viniciuis de Moraes, Cecília Meireles, Mário Quintana e Henriqueta Lisboa.




Filme:


  • Desmundo
Direção: Alain Fresnot. 2003. 100 min. 14 anos.
O filme Desmundo apresenta-nos o Brasil de 1570. Entre as diversas pessoas vindas de Portugal, há Oribela, jovem sensível e religiosa. Contra sua vontade, ela é entregue em casamento a Francisco de Albuquerque e segue com o marido sertão adentro, rumo ao engenho de açúcar. A variedade de português usada em todo o filme é a da época, o que constitui um saboroso desafio para o espectador.






SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 6 - QUEM SOUBER QUE CONTE OUTRA!



Livro:


  • Os Cem Melhores Contos Brasileiros do Século
Organizado por Ítalo Moriconi
Editora Objetiva




Filme:


  • Contos de Nova York (trilogia)
Direção: Woody Allen (Édipo Arrasado), Martin Scorsese (Lições de Vida) e Francis Ford Coppola (A Vida sem Zoe). 1989. 124 min. 14 anos.
Cada um dos filmes mostra personagens que vivem em uma metrópole, com seus problemas e alegrias.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário