Pesquisar este blog

quinta-feira, 31 de março de 2011

8º ano EF - História - 1º Bimestre

    SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 - O ILUMINISMO




Livros:



  • Iluminismo, a Revolução das Luzes
MARIA DAS GRAÇAS S. DO NASCIMENTO; MILTON MEIRA DO NASCIMENTO
São Paulo: Ática, 1998 (História em Movimento)
Os autores analisam o Iluminismo e a obra de seus principais pensadores.




  • Cândido - ou o Otimismo
VOLTAIRE
Adaptação de José Arrabal
São Paulo: Scipione, 2004 (Reencontro)
Obra do célebre autor iluminista, adaptada para o público infantojuvenil, que retrata as calamidades humanas, contrariando certa filosofia otimista.





Sites:



  • História: Cultura e Pensamento - Voltaire, Símbolo do Iluminismo:
educaterra.terra.com.br/voltaire/cultura/iluminismo.htm
Resumo didático sobre o Iluminismo.



  • Plenarinho - Câmara dos Deputados:
www.plenarinho.gov.br
Site para o público infantojuvenil, voltado para as questões relativas aos conceitos políticos e à                      História do Brasil.







SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 - A COLONIZAÇÃO INGLESA E A INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA




Livros:



  • A Guerra de Independência dos Estados Unidos

PHILIP CLARK
São Paulo: Ática, 2002. (Guerras que Mudaram o Mundo)
 Descrição dos antecedentes e das batalhas da guerra de independência dos Estados Unidos.




  • Estados Unidos - A Formação da Nação

LEANDRO KARNAL
São Paulo: Contexto, 2001. (Repensando a História)
Análise da colonização dos Estados Unidos até o processo de independência.





Site:



  • História - por Voltaire Schilling:

educaterra.terra.com.br/voltaire/especial/home_especial_eua.htm
Artigos sobre a história dos EUA.




Filme:



  • As Bruxas de Salem (The Crucible)

Direção: Nicholas Hytner. EUA, 1996. 123 min. 14 anos.
Jovens de uma pequena cidade colonial da Nova Inglaterra são acusadas de bruxaria, o que leva à instauração de um tribunal religioso.






SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3 - A COLONIZAÇÃO ESPANHOLA E A INDEPENDÊNCIA DA AMÉRICA ESPANHOLA




Livros:



  • Conquista e Colonização da América Espanhola

J. L. FERREIRA
São Paulo: Ática, 1988. (Princípios)
Análise dos processos de conquista e colonização espanhola na América.





  • O Paraíso Destruído

BARTOLOMEU DE LAS CASAS
Tradução: Heraldo Barbuy
Porto Alegre: L&PM, 2001. (Coleção Descobertas)
Texto escrito por frei Bartolomeu de Las Casas, em meados do século XVI, que faz críticas às ações espanholas no processo de colonização.





  • A Formação das Nações Latino-americanas

MARIA LÍGIA C. PRADO
São Paulo: Atual, 1986. (Discutindo a História)
Estudo sobre a formação dos Estados Nacionais na América Latina.





  • As Guerras de Independência da América Latina

FRANCISCO M. P. TEIXEIRA
São Paulo: Ática, 1996. (Guerras que Mudaram o Mundo)
Análise das guerras que levaram à ruptura dos laços coloniais entre as colônias espanholas na América e suas metrópoles.





Sites:




  • HISTORIANET:

www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?categoria=34
Textos sobre a colonização espanhola.




  • HISTORIANET:

www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?categoria=33
Textos sobre a colonização inglesa.






SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4 - A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL INGLESA



Livros:



  • Burgueses e Operários na Era Industrial

ANA C. F. BREFE
São Paulo: Atual, 2004. (A Vida no Tempo)
Análise da formação da sociedade burguesa e da classe operária.




  • A Revolução Industrial

LETÍCIA BICALHO CANÊDO
São Paulo: Atual, 1994. (Discutindo a História)
Estudo sobre as transformações técnicas, econômicas e sociais promovidas pelo processo de Revolução Industrial.




  • O Trabalho Infantil

ARI CIPOLA
São Paulo: Publifolha, 2001. (Folha Explica - Sociologia)
Histórias reais sobre trabalho infantil, compiladas pelo jornalista.




  • O Nascimento das Fábricas

EDGAR DE DECCA
São Paulo: Brasiliense, 1996. (Tudo é História)
Estudo sobre a industrialização sob a perspectiva da organização do trabalho e da imposição de uma disciplina ao trabalhador.




  • Fábricas e Homens

EDGAR DE DECCA; CRISTINA MENEGUELLO
São Paulo: Atual, 1999. (História Geral em Documentos)
Análise do processo de industrialização e suas consequências sociais por meio de documentos.




  • Trabalho Infantil: o Difícil Sonho de Ser Criança

CRISTINA PORTO; JÔ AZEVEDO; IOLANDA HUZAK
São Paulo: Ática, 2003
Ficção embasada em pesquisa sobre o tema do trabalho infantil.




Sites:



  • O FIM dos Empregos:

www.ime.usp.br/~is/ddt/mac333/projetos/fim-dos-empregos
Com as informações sobre as fases da Revolução Industrial, inclusive com dados da atualidade, o texto discute o que é emprego, alguns processos que resultam na criação e na extinção dos empregos e as possibilidades para o futuro.




  • Cultura Brasileira:*

www.culturabrasil.pro.br/revolucaoindustrial.htm
Site didático sobre a Revolução Industrial.





Filmes:



  • Crianças Invisíveis (All the Invisible Children)

Direção: Mehdi Charef, Kátia Lund, John Woo, Emir Kusturica, Spike Lee, Jordan Scott, Ridley Scott e Stefano Veneruso. Itália, 2005. 120 min. 12 anos.
O curta-metragem Bilu e João, de Kátia Lund (Brasil/Itália, 2005), é parte do filme Crianças Invisíveis, que apresenta a situação de crianças em diferentes lugares do mundo. Este curta traz a experiência de duas crianças, os irmãos catadores de alumínio João e Bilu. As duas crianças não estão envolvidas em drogas, roubos ou guerras de grupos. O filme mostra uma violência quase silenciosa na luta pela sobrevivência e pela troca de mercadoria por trocados, de serviços por alguns centavos ou poucos reais. Também se faz presente neste curta uma imagem já bastante conhecida que contrasta comunidades pobres, marcadas por ocupação urbana irregular e moradias precárias, com os prédios de classe média.





  • Oliver Twist (Oliver Twist)

Direção: Roman Polanski. Inglaterra/República Tcheca/França/Itália, 2005. 96 min. 14 anos.
Baseado na obra homônima de Charles Dickens, conta a história de um órfão inglês no século XIX e sua miserável condição de vida.



  • Tempos Modernos (Modern Times)

Direção: Charles Chaplin. EUA, 1936. 87 min. Livre.
Narra as desventuras de um operário de uma linha de montagem.




*O site Cultura Brasileira não estava disponível no momento do acesso. Possivelmente, não está mais em funcionamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário