Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de março de 2011

7º ano EF - Educação Física - 1º Bimestre

TEMA: ATLETISMO - CORRIDAS E SALTOS



Sites:


  • Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt):
O site apresenta inúmeras informações relacionadas ao atletismo, como a história das provas, regras, ídolos brasileiros, recordes, além de artigos diversos.



  • Federação Paulista de Atletismo (FPA):
Apresenta informações e notícias sobre o atletismo no Estado de São Paulo, no Brasil e no mundo. Traz links diversos, dados sobre projetos desenvolvidos pela IFPA, calendário, resultados, recordes, galeria de fotos etc.





TEMA: ATIVIDADE RÍTMICA - MANIFESTAÇÕES E REPRESENTAÇÕES DA CULTURA RÍTMICA NACIONAL



Sites:


  • Porta Curtas Petrobras:
Apresenta um série de documentários (de curta duração), intitulada "Som da Rua", pela qual você pode saber mais um pouco a respeito das diferentes manifestações culturais brasileiras.



  • Dicionário de Ritmos Brasileiros:
Além de trazer informações sobre a origem das diferentes manifestações rítmico-culturais, o site também apresenta os instrumentos musicais que compõem a música e inclui áudios e vídeos para maior esclarecimento do internauta.






Filmes:



  • Som da Rua - Índios
Direção: Roberto Berliner. Brasil, 1997. 2 min. Documentário.
Em 1991, um grupo de índios caiapós da grande aldeia Gorotire formou uma dissidência e partiu para fundar uma nova aldeia, a Juari, nos limites da reserva.




  • Som da Rua - Maracatu Estrela Brilhante
Direção: Roberto Berliner. Brasil, 1997. 3 min. Documentário.
A personagem principal, Dona Olga, voltou às ruas com o maracatu Estrela Brilhante e toda sua família após a morte do pai, criador do Estrela Brilhante.





TEMA: CAPACIDADES FÍSICAS - APLICAÇÕES NO ATLETISMO E ATIVIDADE RÍTMICA




Site:



Você sabia que existe um projeto da Federação Paulista de Atletismo destinado a crianças em idade escolar? O Projeto Atletismo Escolar tem como objetivo divulgar o atletismo e promover sua prática também em espaços informais.

No site indicado a seguir você encontrará o calendário de competições e, com sorte, alguma delas ocorrerá em sua cidade. Agora que você já conhece as capacidades físicas, observe como os atletas as utilizam nas competições.

Disponível em:






Filmes:


Se você não tem oportunidade de frequentar locais em que as pessoas se reúnem para dançar ou assistir a espetáculos de dança, sugerimos alguns filmes sobre o tema. Repare na agilidade, força e flexibilidade dos dançarinos.



  • Ela Dança, Eu Danço (Step Up)

Direção: Anne Fletcher. EUA, 2006. 106 min. Após depredar uma escola de artes, jovem é enviado para fazer serviços comunitários no mesmo local. Lá, conhece uma bela aluna de dança moderna que precsa urgentemente de um novo parceiro. Acostumado às danças de rua, ele reluta, mas cede à disciplina à medida que supera seus limites e conhece o amor.




  • Quando o Crioulo Dança

Direção: Dilma Lóes. Brasil, 1988. 30 min.
Narrativa sobre afro-brasileiros que se expressam pela dança e relatam situações cotidianas.




  • Vem Dançar (Take the Lead)

Direção: Liz Friedlander. EUA, 2006. 108 min. Dançarino é voluntário em uma escola pública de Nova Iorque e tenta apresentar métodos clássicos de dança, mas encontra oposição dos alunos que preferem hip-hop. Da união dos estilos, nasce uma nova dança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário