Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de março de 2011

3º ano EM - Geografia - 1º Bimestre

Filmes:



  • Adeus Lênin (Good Bye, Lenin!)
Direção: Wolfgang Becker.Alemanha, 2003. 121 min. 14 anos.
Uma senhora, bastante engajada na construção da República Democrática Alemã (AlemanhaOriental) e ardente defensora dos valores da pátria socialista, sofre um ataque cardíaco e fica em coma durante meses. Nesse período ocorre a queda do muro de Berlim. Saindo do estado de coma, seu casal de filhos é advertido pelos médicos de que ela não pode ser submetida a grandes emoções, pois corre risco de morte. Diante disso, seu filho faz de tudo para que a mãe não perceba que a Alemanha Oriental já não existe mais, que os países foram unificados e que os valores capitalistas invadiram o antigo país.




  • Encontro com Milton Santos ou  O Mundo Global Visto do Lado de Cá

Direção: Sílvio Tendler. Brasil, 2007. 89 min. 10 anos.
Documentário de repercussão nacional e internacional produzido a partir de uma entrevista com o geógrafo brasileiro Milton Santos (1926-2001), em 4 de janeiro de 2001. Premiado como melhor filme pelo júri popular do Festival de Cinema de Brasília, em 2006, discute o tema da globalização e seus efeitos em países e cidades do planeta, proporcionando contato com um dos principais expoentes do pensamento brasileiro do século XX.





  • Terra de Ninguém (No Man's Land)

Direção: Danis Tanovic. Bósnia, 2000. 98 min. 14 anos.
O filme aborda a crueldade da guerra da Bósnia, em 1993, por meio dos diálogos entre dois soldados inimigos que se encontram na linha de combate e um terceiro, preso a uma mina. Para tentar resolver o problema, um sargento francês procura chamar a atenção do mundo para o episódio, enfrentando ordens superiores. É interessante perceber a participação das Forças das Nações unidas nos conflitos de guerra. Nesse caso em especial, o soldado desempenha um papel humanitário ao querer libertar o soldado em perigo, o que representa um contraste brutal à situação. É interessante observar os laços que se formam em uma situação extrema como essa.





Livros:




  • A Nova Des-ordem Mundial

ROGÉRIO HAESBAERT; CARLOS W. PORTO-GONÇALVES
São Paulo: Editora da Unesp, 2006. (Col. Paradidáticos).
Livro abrangente, revela as origens da globalização e suas características atuais, abordando aspectos geopolíticos, socioeconômicos e culturais de grande valia para o entendimento do mundo contemporâneo. Ao conceberem o território por meio de uma perspectiva social que integra tanto a sua dimensão político-econômica como também a cultural-identitária, os autores focalizam a nova "des-ordem" mundial com base em suas múltiplas dimensões (econômica, política, cultural e ambiental), concluindo com uma proposta de regionalização do espaço mundial.





  • Por Uma Outra Globalização: do Pensamento Único à Consciência Universal

MILTON SANTOS
São Paulo: Record, 2000.
Ao defender a ideia de que é preciso uma nova interpretação do mundo contemporâneo, baseada em análise multidisciplinar, o geógrafo problematiza as assimetrias da globalização, enfatizando, entre outros aspectos, como os avanços técnicos beneficiam um pequeno número de atores globais. Não obstante, ao reconhecer o início de processos positivos nas pequenas reações que ocorrem na Ásia, África e América Latina, o autor entrevê a construção de um mundo menos excludente.





Sites:




  • Nações Unidas no Brasil:

www.onu-brasil.org.br/index.php
Site da ONU no Brasil. Nele são oferecidos vários links para acessar suas agências especializadas (PNUD, Unesco, Acnur, entre outras). Além de apresentar em sua página principal uma atualização diária sobre as ações da ONU no mundo, disponibiliza a rádio da ONU em português, divulgando entrevistas e notícias para os interessados em acompanhar a diversidade dos temas relevantes e de notoriedade no cenário internacional.




  • TV Cultura - Alô Escola - Guerra Fria:

www.tvcultura.com.br/aloescola/historia/guerrafria/
Site com conteúdo abrangente sobre a Guerra Fria, aborda aspectos geopolíticos, culturais, econômicos e as consequências regionais do período, aliando rigor na informação a uma linguagem acessível. Bem ilustrado,   é uma excelente fonte de estudo e de consulta em língua portuguesa sobre a ordem mundial bipolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário